quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O que o Pilates pode fazer por nós


Joseph Hubertus Pilates ( inventor do método), nasceu na Alemanha em 1880, e foi uma criança doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática e foi sua determinação em se tornar fisicamente mais forte que o levou a estudar várias formas diferentes de movimentos durante toda sua vida, movimentos esses que se basearam em fortalecimento muscular associados a alongamento, por isso ele já dizia na época: “se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém se tem 60 anos e tem flexibilidade e força é um jovem.
Atualmente, no Brasil, o método Pilates está muito voltado para a questão estética, pois o método promete corpos e curvas mais arredondadas, mas não podemos esquecer que ele também é importante para quem tem problemas de saúde e necessidade de uma qualidade de vida melhor.
ENTÃO, AFINAL O QUE É O PILATES?
Pilates são exercícios desenvolvidos para melhorar a flexibilidade, ganhar força muscular sem hipertrofia (aumento de volume muscular comumente observado em praticantes de academia) com enfoque postural.
Todos os exercícios focalizam a postura e a contração abdominal, independentemente se o exercício está sendo realizado para braço ou perna, pois o que o Pilates visa como objetivo são exercícios globais, onde ao mesmo tempo em que se fortalece, se alonga, sem esquecer a contração abdominal, por isso é de fundamental importância a presença de um instrutor com formação adequada para a prática, pois é ele quem analisa durante a execução do movimento se ele está sendo realizado de maneira correta e se é necessário que se faça algum ajuste para que o exercício seja realizado de melhor forma.
Outra particularidade do Pilates são as turmas individualizadas, certifique-se de que o estúdio escolhido ofereça turmas pequenas em geral de até 3 alunos, isso propicia uma maior qualidade de atendimento por parte do instrutor, e uma garantia de execução correta por parte do aluno.
Veja o significado de algumas patologias e os benefícios que o Pilates oferece para quem já tem alguma delas instaladas:
Osteoporose:  perda da densidade óssea que ocorre com a idade e pode provocar fraturas, por eventuais quedas pela falta de equilíbrio que também acomete idosos, em sua maioria. O Pilates vem oferecer exercícios sem impacto com contração muscular efetiva e melhora do equilíbrio.
Artrose: desgaste que naturalmente ocorre nas articulações , resultando em diminuição do espaço articular, bicos de papagaio, provocando dores principalmente nas primeiras horas da manhã, quando as articulações ainda estão frias. Neste caso, o método atua de forma a minimizar as dores através do alongamento, fortalecimento, lubrificando melhor a articulação, diminuindo as dores.
Hérnia de disco: causada principalmente por má postura, alongamento deficiente e falta de força abdominal, gerando dores nas costas, que podem irradiar para as pernas. Com o Pilates todos os exercícios vão atuar de forma global para alongamento, fortalecimento abdominal (e geral) e melhoram a mobilidade da coluna, acabando com as dores.
Dicas importantes: 
> Para a prática do Pilates não é necessário nenhum tipo de roupa especial, apenas roupas de ginástica. Os pés devem estar descalços ou com meias comuns, pois o ambiente comumente é climatizado e o aluno passa a maior parte da aula em pé ou deitado em cima dos aparelhos.
> Nunca deixe de comunicar ao seu instrutor o motivo pelo qual o levou a procurar o método (se por dores ou por estética).
> Antes de começar a prática do Pilates, o aluno deve ser avaliado, com fotos e anotações dos desequilíbrios apresentados e também através de seus exames médicos levando o instrutor a ter conhecimento das possíveis doenças, e assim atue de maneira a melhorar sinais e sintomas.
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário